0

Seis pessoas que revolucionaram a internet

12/11/2010.
A internet como conhecemos hoje já foi muito diferente em seus primórdios. E algumas pessoas foram responsáveis diretamente por mudanças significativas em como navegamos e usamos a rede hoje.
Nomes como Steve Jobs, Bill Gates, Marc Andreenssen (Netscape), Larry Page(Google), Jerry Yang (Yahoo), Shawn Fanning (Napster), Jimmy Wales (Wikipedia), Chad Hurley (YouTube), Jack Dorsey (Twitter) e Mark Zuckerberg (Facebook) também tiveram papel importante na internet que conhecemos hoje.
Mas são alguns nomes, talvez menos conhecidos, que de fato tornaram possível transformar grandes ideias no passado em negócios inovadores e que hoje em dia praticamente ninguém consegue viver sem.

Vint Cerf

Vint Cerf, junto a seu amigo Bob Kahn, criaram o protocolo de comunicação TCP/IP, a linguagem usada por computadores para conversarem entre si dentro de uma rede. Cerf uma vez resumiu que “a internet é apenas um espelho da população e o spam é o efeito colateral de um serviço gratuito.”




 Tim Berners-Lee

O responsável por essa criação é Tim Berners-Lee. Ele escreveu o primeiro cliente e servidor web e desenvolveu uma forma de criar links, ou hipertexto, juntando diferentes peças de informações online. Hoje ele mantém os padrões para a web e continua a refinar seu design como diretor da World Wide Web Consortium (W3C), que hoje é responsável pelo aprimoramento da linguagem HTML5.

Ray Tomlinson

O programador Ray Tomlinson tornou possível a troca de mensagens entre máquinas situadas em diferentes localidades. Foi dele a ideia de usar o símbolo “@” para endereços de e-mail.



Michael Hart

Michael Hart foi o criador do Projeto Gutenberg, fundado em 1971, considerada a 1º e mais antiga livraria digital. A coleção inclui trabalhos de domínio público e livros permitidos por direitos autorais. Hoje estão disponíveis mais de 30 mil títulos para download.



 Gary Thuerk

Spamming é uma antiga prática de marketing. Em 1978, Gary Thuerk enviou sua primeira massa de e-mails  para consumidores através da rede de universidades do governo conhecida como ARPAnet, que continham 600 usuários à época, para informá-los sobre um novo lançamento da empresa que trabalhava, a Digital Equipment Corporation. E assim, sem perceber, tornou-se a primeira pessoa no mundo a enviar um e-mail spam.



Scott Fahlman

Scott Fahlman criou o primeiro emoticon smile baseado em ASCII, que na ocasião julgou ser útil para distinguir entre posts engraçados e de natureza mais séria. Agora eles são usados em programas de mensagem instantânea e outros meios de comunicação.

Li na Info

|:^{)}

 
Subir